Lentes Esclerais – Aliadas Contra o Ceratocone

Lentes Esclerais

LENTES ESCLERAIS – ALIADAS CONTRA O CERATOCONE

As Lentes Esclerais são um marco na evolução das lentes de contato tradicionais e grandes aliadas para o tratamento de irregularidades da córnea, como o Ceratocone. Entenda como essa lente funciona.

 

PARA COMEÇAR: O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS DE LENTES DE CONTATO?

Lentes de Contato são recursos utilizados pelos médicos e aplicados na superfície do olho para auxiliar na correção da visão, como em casos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Lentes de Contato funcionam de maneira semelhante ao óculos, só que possibilitam mais liberdade e conforto para algumas pessoas.

As Lentes de Contato Rígidas Gás-Permeáveis são aquelas fabricadas a partir de um polímero rígido e permitem a livre passagem de oxigênio para o córnea, favorecendo o metabolismo das células corneanas. Geralmente são utilizadas em casos de Astigmatismo e Ceratocone.

As Lentes Gelatinosas, que são feitas com material mais flexível e rico em hidrogel, são mais confortáveis, porém, menos permeáveis ao oxigênio. Dessa maneira, seu uso pode ser limitado pelo sofrimento das células corneanas.

 

O QUE SÃO AS LENTES DE CONTATO ESCLERAIS?

Lentes Esclerais são lentes de contato desenvolvidas especialmente para tratar pacientes com doenças na córnea, como o Ceratocone, córneas irregulares por cicatrizes após traumas ou infecções, degeneração marginal pelúcida, transplantes de córnea, Pós-LASIK e RK e a Síndrome do Olho Seco.

São lentes de contato rígidas, mas com conforto parecido com as lentes gelatinosas, uma vez que se apoiam na esclera (parte branca dos olhos). Neste local a sensibilidade é muito menor do que na córnea, sendo mais confortável a lente ali apoiada.

 

OS BENEFÍCIOS DAS LENTES DE CONTATO ESCLERAIS

As Lentes Esclerais revolucionam a visão e a vida de muitos pacientes, pois além de serem as mais indicadas para diversos tipos de tratamentos, sobretudo no Ceratocone, Síndrome do Olho Seco e outras irregularidades da córnea, ainda são mais confortáveis e, em muitos casos, até evita a necessidade do transplante de córnea, proporcionando uma vida melhor para quem a utiliza.

 

ALGUNS CUIDADOS COM ESSAS LENTES

Na colocação:

  • Posicione a lente em um mecanismo próprio para sua inserção ou numa base formada pelo polegar e dois primeiros dedos;
  • Na parte côncava, colocar bastante soro fisiológico próprio para este uso;
  • Manter as pálpebras abertas e aplicar a lente sobre a superfície do olhos.

Na remoção, há diversas maneiras:

  • Muitas lentes vem com uma ventosa, que deve ser posicionada no 1/3 inferior da lente ou no lado temporal enquanto olha para o lado nasal;
  • Também pode ser retirada com o dedo indicador, fazendo uma sucção da lente sobre o olho ou, olhando para baixo, mover a pálpebra superior; removendo o vácuo, e empurrar a lente para fora da superfície do olho;

A higiene deve seguir o mesmo procedimento de demais lentes, cuidando para que sejam evitados os depósitos de partículas e oleosidade nas superfícies externa e interna das lentes.

 

A Clínica de Olhos Fernandes possui Lentes Esclerais da Mediphacos, que são de alta qualidade, e conta com uma equipe pronta para o seu atendimento e conforto.

FIQUE ATENTO! Apenas um oftalmologista pode indicar a lente de contato mais adequada para o seu tipo de tratamento. Faça seus exames periodicamente e trate corretamente da sua visão. Conte conosco clicando aqui para marcar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661.

4 respostas
  1. jorge elias says:

    boa noite,minha filha tem ceratocone e usa lentes rigida a 10 anos uma quebrou e esta sendo um sacrificio para adaptar a outra nova,ja foi trocar varias vezes.quero uma avaliaçao de voces como faço ela tem plano assim saude voces aceita ou uma consulta quanto custa,e muito triste ver minha filha assim mexe ate com a auto estima dela obrigado

    Responder
    • Clínica de Olhos Fernandes says:

      Boa noite, Jorge! Agradecemos o seu comentário. Entendemos a sua situação e gostaríamos de ajudar. Em breve, enviaremos um e-mail com maiores detalhes.

      Att,
      Clínica de Olhos Fernandes.

      Responder
  2. Elaine da Silva Ventura says:

    Olá.bom dia!
    Eu tenho ceratocone bilateral e outros problemas nos meus olhos, devido o meu olho direito ter menor visão forcei a vista esquerda em algumas funções e acabei adquirindo vista cansada na visão esquerda. A ultima vez que fui na minha oftalmologista foi no dia 19/12 e vou em outro oftalmologista em Ipanema para ver seele me dá uma esperança e caso não consiga, gostaria de saber se vcs atendem pela GEAP?
    Desde já agradeço a resposta de vcs.

    Responder
    • Clínica de Olhos Fernandes says:

      Olá Elaine, Bom dia! Não atendemos a este plano, infelizmente. Por favor, dê uma ligadinha para nós, caso possa e seja interessante fazer uma consulta particular. Estimamos desde já melhoras para o seu caso! Forte abraço 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *