Lentes Esclerais

LENTES ESCLERAIS – ALIADAS CONTRA O CERATOCONE

As Lentes Esclerais são um marco na evolução das lentes de contato tradicionais e grandes aliadas para o tratamento de irregularidades da córnea, como o Ceratocone. Entenda como essa lente funciona.

 

PARA COMEÇAR: O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS DE LENTES DE CONTATO?

Lentes de Contato são recursos utilizados pelos médicos e aplicados na superfície do olho para auxiliar na correção da visão, como em casos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Lentes de Contato funcionam de maneira semelhante ao óculos, só que possibilitam mais liberdade e conforto para algumas pessoas.

As Lentes de Contato Rígidas Gás-Permeáveis são aquelas fabricadas a partir de um polímero rígido e permitem a livre passagem de oxigênio para o córnea, favorecendo o metabolismo das células corneanas. Geralmente são utilizadas em casos de Astigmatismo e Ceratocone.

As Lentes Gelatinosas, que são feitas com material mais flexível e rico em hidrogel, são mais confortáveis, porém, menos permeáveis ao oxigênio. Dessa maneira, seu uso pode ser limitado pelo sofrimento das células corneanas.

 

O QUE SÃO AS LENTES DE CONTATO ESCLERAIS?

Lentes Esclerais são lentes de contato desenvolvidas especialmente para tratar pacientes com doenças na córnea, como o Ceratocone, córneas irregulares por cicatrizes após traumas ou infecções, degeneração marginal pelúcida, transplantes de córnea, Pós-LASIK e RK e a Síndrome do Olho Seco.

São lentes de contato rígidas, mas com conforto parecido com as lentes gelatinosas, uma vez que se apoiam na esclera (parte branca dos olhos). Neste local a sensibilidade é muito menor do que na córnea, sendo mais confortável a lente ali apoiada.

 

OS BENEFÍCIOS DAS LENTES DE CONTATO ESCLERAIS

As Lentes Esclerais revolucionam a visão e a vida de muitos pacientes, pois além de serem as mais indicadas para diversos tipos de tratamentos, sobretudo no Ceratocone, Síndrome do Olho Seco e outras irregularidades da córnea, ainda são mais confortáveis e, em muitos casos, até evita a necessidade do transplante de córnea, proporcionando uma vida melhor para quem a utiliza.

 

ALGUNS CUIDADOS COM ESSAS LENTES

Na colocação:

  • Posicione a lente em um mecanismo próprio para sua inserção ou numa base formada pelo polegar e dois primeiros dedos;
  • Na parte côncava, colocar bastante soro fisiológico próprio para este uso;
  • Manter as pálpebras abertas e aplicar a lente sobre a superfície do olhos.

Na remoção, há diversas maneiras:

  • Muitas lentes vem com uma ventosa, que deve ser posicionada no 1/3 inferior da lente ou no lado temporal enquanto olha para o lado nasal;
  • Também pode ser retirada com o dedo indicador, fazendo uma sucção da lente sobre o olho ou, olhando para baixo, mover a pálpebra superior; removendo o vácuo, e empurrar a lente para fora da superfície do olho;

A higiene deve seguir o mesmo procedimento de demais lentes, cuidando para que sejam evitados os depósitos de partículas e oleosidade nas superfícies externa e interna das lentes.

 

A Clínica de Olhos Fernandes possui Lentes Esclerais da Mediphacos, que são de alta qualidade, e conta com uma equipe pronta para o seu atendimento e conforto.

FIQUE ATENTO! Apenas um oftalmologista pode indicar a lente de contato mais adequada para o seu tipo de tratamento. Faça seus exames periodicamente e trate corretamente da sua visão. Conte conosco clicando aqui para marcar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.