Ceratocone

Desvendamos para vocês: O que é Ceratocone?

Não é raro ouvirmos relatos de pacientes que foram diagnosticados com o Ceratocone ainda bem jovens ou final da adolescência. Às vezes por vergonha, não procuram ajuda e deixam o quadro se agravar. A doença afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes, pois de uma hora para a há uma progressiva perda da visão.

O que é Ceratocone? Entenda sobre sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Córnea Normal versus com Ceratocone

O Ceratocone deixa a Córnea “troncha” e deformada, como um cone. Daí o nome da doença, derivado do grego: [“Kerato” = chifre; “Konos” = cone]

Principais Sintomas

O nome “Ceratocone” deriva do grego [“Kerato” = chifre; “Konos” = cone], justamente pela deformidade que causa na córnea. Essa deformidade, que é degenerativa e progressiva, faz com que os pacientes percam e muito em qualidade de vida. Já imaginou de uma hora para outra não poder enxergar nada a sua frente ou de longe?

Sintomas mais comuns: visão borrada e distorcida, aumento expressivo do grau de astigmatismo;
Outros sintomas: visão dupla ou várias imagens de um mesmo objeto;

Causas, Fatores Influenciadores e Diagnóstico

O Ceratocone ainda não tem suas causas completamente desvendadas pela ciência. Apesar disso, acredita-se que o surgimento dessa doença tem a ver com hábito de coçar os olhos constantemente e processos alérgicos, além de predisposição genética.

O Ceratocone muitas vez assusta, pois na maioria dos casos é uma doença progressiva e evolui rapidamente! Sim, a doença pode levar o paciente à cegueira se não for tratada corretamente e não tiver o acompanhamento especializado de um oftalmologista. em geral, as fases são:
o paciente começa a trocar rapidamente o grau de astigmatismo
rápida perda da visão para longe (evolução da miopia)
borrões e distorções das imagens

Tratamento e Lentes Esclerais

Ao contrário gelatinosas, as lentes esclerais são rígidas e apropriadas para o tratamento em pacientes que já tenham o quadro evoluído. Acontece que, como a córnea esta “troncha”, a modo grosso, podemos dizer que as lentes ajudam a corrigir esta deformidade, “colocando-a em seu lugar”.

As lentes esclerais são bastante confortáveis, apesar de serem bem maiores que os outros tipos. Entenda: a grande vantagem das lentes esclerais são o fato de “não se apoiarem na córnea”, mas sim na esclera, tecido fibroso externo que reveste o seu globo ocular. A principal característica da córnea, que tem a função de “lentes dos olhos”, é de permanecer transparente.

Nada de dedo no olho!

Além de anti-higiênico, o hábito de coçar os olhos constantemente não é nada bom! Como vimos acima, este é um dos principais fatores apontados como causadores do ceratocone. Se você sofre por conta de alergias e sempre fica com os olhos irritados, procure ajuda de seu oftalmologista para a prescrição de colírios específicos que tratarão desses sintomas. Sabemos o quão ruim e incômodo podem ser esses sintomas alérgicos, mas é sempre bom lembras: nada de mão nos olhos!

Compartilhe essa informação com seus amigos e colegas!

Abraços e até a próxima.

AGENDE HOJE SUA CONSULTA!