Levar o dedo aos olhos quando há irritação é um péssimo hábito, e pode colocar em risco a saúde ocular. Algumas pessoas, porém tem esse hábito de coçar os olhos a qualquer indicação de irritação.
Principais causas da coceira no olho
Existem três principais fatores que podem causar a coceira nos olhos, são eles:
▪️Ambientais: aumento excessivo da temperatura (ambiente muito quente e seco auxilia na quantidade de poeira que circula na atmosfera). A Umidade também é um fator causador da coceira já que aumenta muito a proliferação de mofo.
▪️ Patológicas: as mudanças climáticas podem afetar algumas pessoas mais do que a outras, desencadeando rinites, bronquites, sinusites e outras alergias.
▪️ Medicamentosos: ocasionados por possíveis efeitos colaterais.
Para diagnóstico preciso, deve-se consultar seu oftalmologista.
Risco no hábito de coçar os olhos
Ao coçar os olhos, exercemos muita força na estrutura do olho que, por sua vez, é extremamente delicada. Isso pode causar lesões em áreas importantes facilitando o desenvolvimento do ceratocone, por exemplo. Que é uma doença caracterizada por um afinamento da córnea.
📢 Leia mais sobre ceratocone clicando aqui.
A coceira pode ser responsável por deixar a fibra ocular mais elástica e, com isso, aumentar a pressão. Acontece que, quem tem o hábito de coçar o olho vai sempre coçar mais, isso porque o ato de coçar o olho pode desencadear a ruptura dos mastócitos (responsáveis pelas reações alérgicas), essa ruptura faz com que a sensação de coceira aumente. É por isso que os olhos ficam vermelhos e irritados.
Para o alívio da coceira
Quando começar a sentir coceira nos olhos, é importante que antes de colocar o dedo em ação, utilize:
▪️Compressas geladas
▪️Lave os olhos com bastante soro fisiológico
▪️Utilize colírios lubrificantes
Vale lembrar que somente um oftalmologista pode prescrever esses colírios.
Para o agendamento de uma consulta online acesse nosso site, clicando aqui. Ou ligue para (21) 2527-6661. Agora a Clínica de Olhos Fernandes também atende pelo whatsapp, mande-nos uma mensagem (21) 96491-6450.