5 Dicas para Aliviar o Terçol

Terçol: 5 Dicas para Aliviar

5 DICAS PARA ALIVIAR O TERÇOL

Inchaço e vermelhidão nas pálpebras? Podem ser indícios de Terçol. A Clínica de Olhos Fernandes esclarecerá sobre essa doença que atinge uma grande parcela da população e ainda dará dicas de como evitá-lo ou amenizá-lo. Confira!

 

ANTES DE TUDO: O QUE É TERÇOL?

Terçol é o nome popular para um nódulo avermelhado que surge de maneira repentina nos olhos próximo aos cílios superiores ou inferiores, causando dores e uma aparência pouco agradável para quem o tem. Também chamado de hordéolo, trata-se de uma inflamação nas glândulas Zeis e Mol originada por bactérias, que trazem dor, calor e vermelhidão para a região atingida.

Os pacientes notam que a dor aumenta na parte da manhã, isso porque o Terçol incha e inflama com maior intensidade no período noturno. Em geral, dura entre sete e vinte dias.

VOCÊ SABIA QUE HÁ UMA DOENÇA PARECIDA?

Parecido com o Terçol, existe o Calázio (ou chalázeo). Entretanto, não é causado por bactérias e, mesmo depois de controlado, pode deixar uma lesão na pálpebra, que aumenta de tamanho conforme a secreção não é expelida. O calázio pode ser indicativo de algum irregularidade de refração ocular. Também dura entre sete e vinte dias até sua drenagem, que geralmente ocorre de forma espontânea.

O TERÇOL É CONTAGIOSO?

Ainda que seja causada por bactéria, esta doença não é contagiosa. Fiquem tranquilos! ;D

AFINAL, QUAL É A CAUSA?

Higiene inadequada é um dos principais fatores causadores de Terçol. Por isso a importância de não coçar os olhos com as mãos sujas e retirar maquiagem antes de dormir. Outros fatores, como falta de certos nutrientes no organismo, também favorecem o seu aparecimento.

COMO POSSO ME PREVENIR?

A higiene dos olhos e das mãos é a melhor forma de evitar o aparecimento de Terçol, bem como tomar cuidado com cosméticos compartilhados e fora do prazo de validade.

Limpeza feita com algodão umedecido por soro fisiológico na região dos olhos, além de aliviar possíveis irritações, também é um grande aliado na prevenção.

INFELIZMENTE, ESTOU COM TERÇOL. E AGORA?

Aqui vão algumas dicas para aliviar este incômodo:

1) Compressa com água morna: Um pano limpo umedecido com água morna por 10 minutos sobre o Terçol todos os dias, além de aliviar as dores, ajuda no processo de drenagem da secreção contida no nódulo.

2) Compressa com bolsinhas de chá: as propriedades contidas nas folhas do chá também ajudam a curar o Terçol. Umedecer uma bolsinha de chá com água morna e colocar sobre a pálpebra afetada por 10 minutos auxilia no desaparecimento do Terçol.

3) Cúrcuma, um antibacteriano natural: Com cúrcuma em pó, basta fazer uma solução de uma colher de chá para duas xícaras de água fervente, coar, retirando todos os possíveis resíduos do pó, e espere esfriar. Com um conta-gotas, pingue pelo menos três gotas nos olhos três vezes ao dia.

4) Fatias de tomate: São ótimas para o alívio das dores. Só aplicar duas ou três vezes ao dia por cinco minutos.

5) Rodelas de pepino: Possuem função adstringente e refrescante. Auxilia não somente no alívio das dores como também na diminuição do processo inflamatório.

Alertamos que, caso os sintomas de Terçol permaneçam, é necessário procurar imediatamente um Oftalmologista.

Para saber e tratar esta ou outras doenças oculares, agende sua consulta aqui ou ligue para nós em (21) 2527-6661. A Clínica de Olhos Fernandes está sempre de braços abertos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *