Conjuntivite: Cuidados Básicos no Verão

Conjuntivite - Cuidados com a Visão no Verão

Alerta Conjuntivite – Sol, praia, férias e carnaval: É sempre bom reforçar os cuidados básicos para no Verão!  Separamos para você as melhores dicas: 

▶️ Sinais de uma conjuntivite e o que fazer.

▶️ Saiba mais sobre as cores de lentes ideais para você.

▶️ O que evitar estando no mar ou na piscina.

Quais são os sinais de conjuntivite? O que devo fazer?

O principal sinal de conjuntivite são os olhos vermelhos. Geralmente associada a inchaço, secreção (remelas) e dor, a conjuntivite deve ser imediatamente suspeita na vigência destes sintomas.

O principal cuidado é a higiene dos olhos e das mãos. O contágio geralmente ocorre por contato com as secreções dos olhos, por isso lavar sempre as mãos é essencial, bem como a remoção cuidadosa das secreções com soro fisiológico. Qualquer colírio deve ser prescrito pelo médico oftalmogista, que deve sempre ser consultado nos casos suspeitos de conjuntivite.

Sem acesso ao meu oftalmologista: como devo proceder?

Higiene com soro fisiológico gelado e compressas frias são ações iniciais que amenizam os sintomas da inflamação. Os casos leves de conjuntivite devem melhorar em até 5 dias e bastam estas medidas locais para tratamento. Em casos mais severos, com muita secreção, dor e, principalmente, turvação visual, o Oftalmologista deve sempre ser consultado.

☀️ ☀️ ☀️ ☀️

Saiba mais sobre as Cores de Lentes e para que servem

Item básico, indispensável! Além de acessório estético, eles te protegem dos raios ultravioletas (UV), que nesta época do ano estão mais agressivos, principalmente entre as 10h e 16h. Os óculos escuros devem ser usados desde a infância, criando nas crianças o hábito de proteção dos olhos contra a radiação UV.

A escolha da cor das lentes também costuma ser feita com base na moda, mas dê preferência a cores que proporcionam um maior conforto visual, como as marrons e cinzas. Veja as indicações:

? Lentes pretas: indicadas para pós-operatórios e pessoas mais idosas, com grande sensibilidade à luz;
? Lentes marrons ou cinzas: trazem conforto visual para a maioria das pessoas;
? Lentes verdes: para quem dirige com muita frequência, apresentando melhor visão de contraste;
? Lentes lilás ou vermelhas: ideias esportes náuticos ou pescaria, pois melhoram e muito o contraste da visão em ambientes de cores azul ou verde.

Sempre compre óculos com proteção adequada! É sempre bom lembrar: nada de óculos de camelô! Óculos escuros sem proteção aos raios UV podem dilatar sua pupila e aumentar a entrada desta radiação prejudicial em seus olhos. Nosso olho é muito prejudicado quando exposto aos raios UV.

Praia, Mar e Piscina: o que evitar?

Fique atento ao banho de mar e de piscinaEvite abrir os olhos debaixo d´água, pois é neste período onde há maior proliferação das bactérias causadoras de conjuntive, que pode ser bacteriana ou viral. 

De olho nos pequenos! Além do protetor solar e boné, fique atento aos mergulhos no mar e na piscina.

De olho nos pequenos! Além do protetor solar e boné, fique atento aos mergulhos no mar e na piscina.

Além disso , nestes locais há sempre uma aglomeração de pessoas, o que favorece a proliferação de doenças contagiosas como a conjuntivite. Por isso, é sempre bom estar atento aos sinais de inflamação e irritação nos olhos e sempre se consultar com o seu oftalmo! Atenção para as crianças principalmente, que gostam muito de nadar de olhos abertos, enquanto brincam “de mergulhar”. Substâncias químicas usadas para o tratamento da água de piscinas, como o cloro, são muito agressivas para a superfície ocular. O cuidado desde cedo pode evitar doenças como a ceratite.

Bom skidum-dum-dum e verão para você e sua família! Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *