Diabetes e complicações oculares

Nesta segunda-feira, dia 14 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes, que é a maior causadora de Catarata e Glaucoma entre os seus portadores. Veja mais

Quais complicações oculares são causadas pelo Diabetes?

O acúmulo de açúcar no organismo pode causar diversas doenças, inclusive nos olhos. Dentre as doenças mais comuns, encontram-se as Retinopatias, Glaucoma e, até mesmo, a Catarata.

A Retinopatia Diabética é muito comum para os que possuem o Diabetes. Como afeta diretamente a retina, pode causar diversos danos,  como hemorragias, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris.

O Diabetes também pode causar o Glaucoma, pois aumenta a pressão ocular e, com o tempo, pode danificar o nervo óptico e causar perda da visão lateral.

Com acúmulo de açúcar no organismo, também há a maior chance do desenvolvimento de Catarata, que é a opacificação do cristalino (lente natural do olho).

Portadores de Diabetes têm 40%  mais chances de desenvolver Glaucoma e 60% mais de Catarata.

➡️  Leia mais – Glaucoma: O que é e como tratar?

➡️  Leia mais – Tudo sobre Catarata

Mais sobre o Diabetes

O Diabetes Mellitus é caracterizado como o aumento da glicose no sangue decorrente da má produção ou ação do hormônio Insulina. A insulina é produzida no Pâncreas e tem como função possibilitar a entrada do açúcar nas células e, assim, ativar corretamente as atividades celulares. Em caso de erros nesse processo ou mesmo na produção de insulina, ocorre o acúmulo de glicose no sangue, ocasionando a hiperglicemia, ou seja, o Diabetes.

Existem diversos tipos de Diabetes, dentre eles os principais são:

●  Diabetes Tipo 1 – Caracteriza-se pela destruição das células do Pâncreas que produzem a insulina pelo próprio organismo através de um processo imunológico, causando a deficiência da insulina.

●  Diabetes Tipo 2 – Ocorre na maioria dos casos, onde a insulina, apesar de ser produzida corretamente, tem a ação dificultada pelo organismo, causando um quadro de resistência a este hormônio.

A importância do exame periódico

O Diabetes é uma doença, em muitos casos, assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, sobretudo em seus estágios iniciais. Por isso, o exame periódico é fundamental.

Para os já portadores da Diabetes, é expressamente recomendável que seja feito o acompanhamento junto ao Oftalmologista. A descoberta precoce torna mais fácil o tratamento.

O fato de se possuir o Diabetes não significa que o paciente terá imediatamente doenças oculares. Entretanto, como as probabilidades são maiores, é necessário o acompanhamento assíduo, evitando complicações e até mesmo a perda da visão.

Dicas

As principais causas do Diabetes estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente (como sedentarismo e má alimentação). Por isso, alguns hábitos são fundamentais:

→ Atividade física (sempre acompanhada de um profissional e de acordo com a recomendação médica);
→ Não consumir álcool ou tabaco;
→ Manter uma alimentação saudável (ou de acordo com a recomendação médica);
→ Fazer os exames periódicos.

Sendo você portador de diabetes ou não, procure um Oftalmologista de confiança e faça seus exames. A prevenção é o melhor tratamento.

Conte com a Clínica de Olhos Fernandes, clique aqui para agendar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661.