Sensibilidade à Luz Pode ser um Alerta. Entenda a Fotofobia

Fotofobia

SENSIBILIDADE À LUZ PODE SER UM ALERTA. ENTENDA A FOTOFOBIA

A Fotofobia é a excessiva sensibilidade à luz e pode ser um indicativo de diversas irregularidades oculares. Entenda mais sobre suas causas.

O que é a Fotofobia?

A Fotofobia se caracteriza quando uma pessoa tem grande dificuldade em expor a visão em ambientes claros ou até mesmo olhar diretamente para a luz. Este incômodo pode causar desde um cerramento dos olhos à claridade até dor considerável em casos mais graves.

Essa grande sensibilidade não é uma doença, mas um sintoma de diversas outras irregularidades oculares ou outras condições não relacionadas aos olhos, como a enxaqueca.

Quais são as causas?

Qualquer pessoa em qualquer idade pode apresentar Fotofobia, mas, em especial, indivíduos com olhos de cores claras, como azul e verde, tem maior predisposição a ter hipersensibilidade a claridade por terem menor pigmentação, que protege os olhos da luz.

Algumas doenças oculares para fotofobia:

• Olhos secos
  • Inflamações Oculares
  • Doenças da córnea
  • Conjuntivite
  • Ceratoconjuntivite
  • Doenças da retina ou vítreo
  • Neurite óptica
  • Doença, lesão ou infecção nos olhos (como calázia, episclerite, glaucoma).
  • Astigmatismo

Algumas causas não oculares relacionadas à fotofobia:

• Enxaqueca
  • Blefaroespasmo
  • Depressão
  • Tumores hipofisários
  • Albinismo
  • Drogas como anfetaminas e cocaína
  • Uso excessivo ou inadequado de lentes de contato

Tratamentos e cuidados

Em casos relacionados a outras doenças, quanto antes diagnosticar, melhor e mais rápido será o tratamento.  O tratamento irá variar conforme a doença.

Já se há uma natural sensibilidade a luz, não associada a doenças então alguns cuidados podem ser tomados, como por exemplo:

– Evitar exposição direta a luz ou lugares muito claros;
– Usar óculos com proteção UV e lentes fotocromáticas, que escurecem ou clareiam conforme a claridade;
– No caso das lentes de contato, mantê-las sempre limpas, não usá-las por muito tempo.

Ainda com dúvidas? Clique aqui para agendar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661. A Clínica de Olhos Fernandes está pronta para atender você.

• Clínica de Olhos Fernandes says:

Boa tarde, Silvio. Tudo bem?
      A fotofobia realmente é um grande incômodo e pode ser alerta para diversas coisas. A Clínica de Olhos Fernandes atende no Rio de Janeiro e, caso você venha por aqui, teríamos grande prazer em atendê-lo.

Entretanto, caso não possa, recomendamos fortemente que procure um Oftalmologista próximo e de sua confiança.

Cuide bem da saúde da sua visão, sempre, e conte conosco para tirar suas dúvidas 😉