Pterígio: O que é e como tratar?

o que é pterigio

O que é Pterígio?

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. O pequeno espessamento rosado e algumas vezes elevado usualmente se forma no canto interno dos olhos, porém pode aparecer no canto externo.
O pterígio, normalmente, cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo chegando a atrapalhar a visão.
É provocado por uma série de fatores que vão desde genéticos até a exposição excessiva a agentes irritativos (sol, praia, piscina, poluição, ar condicionado, etc.). Sendo assim, é bastante comum em cidades tropicais.

Principais sintomas?

Irritação nos olhos, vermelhidão, sensação de areia/corpo estranho e fotofobia (sensibilidade à luz) são os principais sintomas. Caso o quadro se agrave pode ocorrer uma sensação de ardência, queimação, coceira e até mesmo ressecamento ocular.
Em quadros onde o Pterígio cresça muito sobre a córnea, pode provocar embaçamento visual.

Como tratar?

Tratamento Clínico

Em casos leves, pode-se optar por um tratamento mais paliativo, apenas dos sintomas, à base de colírios. Esses colírios não farão desaparecer o pterígio, apenas aliviam momentaneamente o desconforto. Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB).

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia do pterígio é feita em centro cirúrgico, com anestesia local e tem duração de 15 a 30 minutos. Geralmente, coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva),A colocação desses tecidos ou enxertos (conjuntiva ou membrana amniótica) visa diminuir a chance de o pterígio voltar.

Cola de Fibrina

O uso da cola (ou adesivo) de fibrina, também conhecida como cola biológica, tem sido utilizado com grande êxito nos transplantes de conjuntiva para o tratamento do pterígio. Algumas das vantagens do uso desse recurso são:
– diminuição do tempo operatório
– maior conforto para paciente
– menor agressão tecidual
– diminui ou elimina a necessidade de sutura

Para marcar sua consulta online, acesse aqui. Ou ligue para nós no número (21) 2527-6661. Agora também atendemos pelo whatsapp .(21) 96491-6450.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *