Miopia

A miopia é uma deficiência visual que pode ter diversas causas, acometendo as mais diversas idades. Resulta na dificuldade em enxergar objetos distantes e o tratamento deve ser feito o quanto antes for detectada. Saiba mais

O que causa a miopia?

Há pelo menos três causas para os erros de refração que resultam em Miopia, que são:

• Quando a córnea se torna mais curva que o normal, levando a formação da imagem antes da retina.
  • Quando o comprimento ocular é maior que o comprimento óptico. São casos de miopia em graus elevados. É o que chamamos de Miopia Axial.
  • Quando surge após os 60 anos resultante de outras patologias oculares, como a catarata. É o que chamamos de Miopia de índice.

Os fatores genéticos podem influenciar no seu desenvolvimento, por isso é importante estar atento ao histórico de saúde ocular da sua família.

A miopia é um problema ocular que se agrava com o tempo por conta do envelhecimento natural do paciente junto ao desgaste da vista. Por isso, deve ser tratada com seriedade desde a sua descoberta.

Como amenizar os sintomas?

A miopia é corrigida através de alguns tratamentos que são óculos, lentes de contato ou mesmo a cirurgia. Entretanto, alguns outros hábitos podem contribuir para a melhora do quadro, como:

• Consultar regularmente o oftalmologista é fundamental para acompanhar a evolução da Miopia;
  • Pessoas que possuem doenças crônicas, tais como hipertensão e diabetes, precisam ter o controle para que estas não afetem a visão;
  • Proteger os olhos dos raios ultravioletas é importante para que sua vista não seja agredida;
  • Uma alimentação saudável, sobretudo rica em Vitamina A, ajuda no funcionamento do corpo e no combate ao avanço da miopia;
  • Evitar o consumo de álcool e o tabagismo;
  • Iluminação ambiente adequada para o uso de produtos que emitem luz, como televisão, computadores e celulares;
  • Ter certeza que o grau do seu óculos é o adequado ao seu problema visual.

Os tratamentos: Óculos, Lentes e Cirurgias

O objetivo do tratamento é acertar a direção a luminosidade que entra nos olhos para a retina.

A correção pode ser feita pelo uso de óculos ou lentes de contato específicas, que irá contrariar a curvatura da córnea e acertar a entrada de luminosidade na retina. Também pode ser feita através da cirurgia, que objetiva remodelar a curvatura da córnea ou fazer a troca da lente ocular natural.

➡️  Leia mais: “Como é a Cirurgia de Miopia”

➡️  Leia mais: “Miopia tem cura?”

Ressaltamos que a Miopia tem tratamento e quanto mais cedo for identificada, melhor. Logo, o tratamento fica mais fácil e se tem o controle da deficiência e seu avanço sobre a visão do paciente.

Conte com a Clínica de Olhos Fernandes clicando aqui para marcar sua consulta ou ligue (21)2527-6661.