A Miopia pode ocorrer em diversas idades, mas nas crianças são mais frequentes por diversos motivos. Saiba mais aqui.
Miopia em Crianças
A miopia infantil pode ocorrer em diversos tipos, sendo eles:
- Hereditária, por conta do histórico ocular dos familiares;
- Congênita, onde o problema acontece mesmo antes dos raios luminosos penetrarem os olhos da crianças;
- Adquirida, quando algum acidente ou trauma ocular atrapalha a entrada da luz à retina.
A miopia infantil, se ignorada, pode afetar o desenvolvimento da criança para o resto da vida, principalmente em relação às atividades recreativas e escolares, que são fundamentais aos pequenos.
Por isso, é importante que os pais, pediatras oftalmologistas e educadores fiquem atentos às reações infantis que sejam incomuns, como dificuldade na leitura, dificuldade de sociabilização com outras crianças nas horas recreativas, proximidade excessiva dos brinquedos e objetos, dores de cabeças e fadigas musculares.
Qual é a idade ideal para se usar óculos?
Não existe idade ideal para usar óculos. Por isso que os exames oculares devem ser tratados com seriedade, a fim de que qualquer diagnóstico seja feito com antecedência, para que o oftalmologista possa atuar na prevenção e no tratamento de deficiências oculares.
O óculos é indicado de acordo com os problemas do paciente e modelo de tratamento que o oftalmologista adotará.
Exames oftalmológicos para crianças em idade escolar
O primeiro exame que deve ser feito em uma criança é o Teste do Olhinho. Ao longo do seu crescimento, junto a entrada na fase de adolescente, solicita-se consultas frequentes ao oftalmologista. Na infância, os exames mais comuns para diagnosticar miopia são: a avaliação de acuidade visual, a oftalmoscopia, a esquiascopia e ultrassom do olho.