O que é Miopia e como tratar

O que é Miopia e Como Tratar

Está vendo borrões e não consegue mais enxergar de longe? Calma, você pode estar com miopia. Saiba como tratá-la. 

"Lê para mim, por favor?"

“Lê para mim, por favor?”

“Sempre me orgulhei de minha visão. Quando criança ia ao oftalmologista e era sempre um desafio,uma brincadeira: “Lê ali para mim”, dizia o doutor. Eu sempre acertava tudo! Na adolescência, a carga horária de estudos aumentou e tive de usar uns óculos “para descanso”.  A primeira vez que percebi que tinha algo de errado com a minha visão, já era adulta e trabalhava muitas horas em frente ao computador. Certo dia, andando pelo corredor da empresa, olhava para o rosto das pessoas e era como se não conseguisse ´dar o foco´, as feições se perdiam. Eu apertava os olhos para conseguir enxergá-las bem. Fiz o exame de acuidade visual: miopia fraca (-0,75) em cada olho. No começo tinha vergonha dos óculos, mas aprendi a amá-los. Mesmo assim, muitas vezes uso lentes, dependendo da ocasião. Faço exames de rotina, sempre que sinto algum desconforto” , Relato de Paciente: Patrícia, 32 anos. 

O que Miopia?

Quanto maior for o grau de miopia, menos a pessoa enxerga de longe. Ela pode facilmente evoluir com velocidade, se não for tratada corretamente. Ou seja, muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes sentem vergonha em pedir ajuda ou falar sobre a sua dificuldade. Mas não há porque sentir vergonha, pois de 30 a 40% da população ocidental (inclui-se o Brasil aqui) tem miopia, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Bom, como sabemos o olho humano funciona como uma câmera fotográfica. O que ocorre é que com o tempo, a medida que envelhecemos, os olhos vão perdendo sua uniformidade e curvatura perfeita. A Córnea é a nossa lente e, assim, vai se modificando também. Ao contrário do olho normal, o olho com miopia em vez de focar a imagem na retina*, acaba formando a imagem antes. Por isso, a partir de uma certa distância, de pendendo do grau, as imagens começam a ficar borradas. À noite, as luzes se tornam ainda mais borradas, como uma foto tremida.

 *A “retina” funciona como o “filme” da câmera, hoje diríamos que é o visor da tela ツ

A Miopia não é doença, mas requer atenção e tratamento

De todos os distúrbios que afetam a visão humana, a refração (Miopia, hipermetropia e Astigmatismo) são os mais simples de serem resolvidos, por não se tratar de uma doença. Sim, a miopia não é degenerativa (ou seja, você não corre o risco de perder a visão).

Dr. Renato prepara seus aparelhos para o exame de acuidade visual e checagem dos olhos nos pacientes.

Dr. Renato prepara seus aparelhos para o exame de acuidade visual e checagem dos olhos nos pacientes.

Tratar da miopia te trará qualidade de vida, pois passará a enxergar perfeitamente e conseguirá fazer suas atividades de leitura, estudos e trabalho mais facilmente.

Aquele teste da visão, o da acuidade visual, é o principal. A uma certa distância, o doutor irá pedir que leia as letras que gradualmente diminuem de tamanho. Além deste, é comum também os seguintes exames: de movimento dos olhos, do fundo do olho e da medida da pressão ocular.

 

 

Tratamentos

A Miopia, assim como os demais problemas de refração mencionados anteriormente, podem ser tratados com o uso de óculos ou lentes de contatos. Atenção: você deve sempre se consultar com o seu oftalmologista, pois as lentes de contato devem ser prescrita sob medida para os seus olhos. Por isso, nada de achar bacana ´pegar emprestada´uma lente do amigo ou amiga, mesmo que o grau seja igual. As lentes são prescritas com base na curvatura e outras características peculiares de cada paciente.

Abraços e até a próxima!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *