Como é a Cirurgia de catarata?

cirugia de catarata

Você sabia que a cirurgia leva em média apenas 10 minutos?

você sabia que este é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo e dura menos que 10 minutos? sim, a cirurgia de catarata está tão evoluída que hoje é um tratamento de alta tecnologia e segurança. Deve sempre ser indicada somente por um oftalmologista após a identificação da opacidade do cristalino, a lente natural do olho, a fim de que seja trocado por uma lente artificial. Esta nova lente é indicada sob medida, de acordo com a necessidade de cada paciente.

➡️ Leia mais: Os Tipos de Lentes para Cirurgia de Catarata

 

A nova lente implantada substitui o cristalino para que os raios luminosos alcancem a retina e o paciente melhore ao máximo a sua visão (os resultados variam de paciente para paciente). A cirurgia é indicada para quem possui catarata, portanto, o grau da catarata não é mais um requisito determinante da sua operação. E, mesmo com a sua constatação, para realização efetiva da cirurgia de catarata serão necessários exames oftalmológicos e respeito aos procedimentos pré-operatórios.

Principais Exames Solicitados

Cabe ao oftalmologista determinar quais exames são necessários, mas em geral, dentre os solicitados se encontram:

  • Avaliação cardíaca e exames de sangue;
  • Topografia da córnea;
  • Averiguação da pressão intraocular;
  • Análise da acuidade visual
  • Exame do fundo de olho;
  • Ulltrassonografia do globo ocular
  • Exame para calcular o tamanho da lente intraocular a ser implantada.

Como é executada a Cirurgia de Catarata?

No dia da cirurgia de catarata, o paciente será anestesiado com sedação e colírios específicos. O preparo do paciente para o ato cirúrgico dura torno de 35 minutos e a cirurgia em média 10 minutos. Todo o procedimento é seguro, principalmente por conta dos avanços tecnológicos da medicina oftalmologista. As técnicas usadas são o laser e a facoemulsificação: o primeiro, faz a incisão e rompe a catarata; o segundo, tira a catarata dos olhos. Posteriormente, a lente intraocular será fixada por incisão ocular.  A lente que será colocada varia de pessoa para pessoa, ela deve ser decidida pelo oftalmologista com pleno conhecimento do paciente. O corpo do paciente fica deitado enquanto a equipe clínica visualiza a cirurgia através de um microscópio. Por não ser uma operação perigosa, o paciente é liberado no mesmo dia para sua casa, apenas com alguns curativos específicos.

 

Os cuidados mais importantes após a operação

Muitos cuidados pós-operatórios são importantes para o sucesso da recuperação da visão do paciente, são eles: proteger os olhos de ambientes sujos (ruas, lixeiras, estacionamentos); não deixar produtos químicos caírem na região ocular; não coçar ou esfregar a região ocular; não dormir nem se deitar voltado paro o lado do olho operado; evitar esforços físicos e movimentos bruscos pelo tempo determinado do oftalmologista; proteger-se de luminosidade intensa, com os raios ultravioletas. Não existe um prazo de recuperação exato, isso varia de acordo com cada paciente, mas é comum a solicitação de alguns dias de repouso e descanso pelo oftalmologista.

 

Onde operar a sua catarata? Local para realizar a cirurgia

Na Clínica de Olhos Fernandes, ao se consultar com o Dr. Renato, você receberá a indicação do Centro Cirúrgico para a  realização da Cirurgia. O Dr. Renato em sua prática e especialização, opera cirurgias de catarata há 20 anos. Após a consulta e encaminhamento para exames, o nosso maior objetivo é em deixá-lo sempre informado e seguro sobre o procedimento e cada etapa até a sua conclusão. 

Baixe aqui a nossa cartilha, desenvolvida pelo Dr. Renato Fernandes, sobre os cuidados Pré e Pós Operatórios da Cirurgia de Catarata.

 

2 respostas
    • Clínica de Olhos Fernandes says:

      Olá Jorge, Tudo bem? No momento o convênio da Petrobras não aceitamos, porém se preferir podemos te ligar para ver as alternativas da cirurgia pelo privado, porém com reembolsos (não estamos garantindo desde já, mas estamos à disposição para verificação). Por favor, Acesse esse link para mensagens com seu telefone e te retornaremos. Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *