Lente para Cirurgia de Catarata

lente para cirurgia de catarata

Qual lente é utilizada na cirurgia de catarata?

A lente para cirurgia de catarata é  Lente Intraocular, que substitui o cristalino opacificado. Esse tipo de lente visa agir como um cristalino artificial, ou seja, é implementado no lugar do cristalino opacificado removido durante a cirurgia de catarata.

Inicialmente quando foi criada, em 1949, era feita de plástico rígido, mas com sua evolução, hoje pode ser feita de polimetilmetacrilato (PMMA), silicone e acrílico.

Se diferenciam das lentes de contato tradicionais, que são utilizadas na superfície ocular para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

 

Tipos de Lentes Intraocular

  • Lente Intraocular Rígida (não-dobrável): Por ser uma lente rígida, exige uma incisão cirúrgica maior, variando entre 05 e 07 mm, o que torna a recuperação mais lenta e com maior risco de infecções. Ainda pode ocorrer indução ao astigmatismo e a necessidade do uso de óculos posteriormente. Por estes motivos, é pouco utilizada atualmente.
  • Lente Intraocular Flexível (dobrável): É feita de um tipo de acrílico que permite a flexibilidade da lente. Logo, a sua entrada no olho é mais fácil, segura e com incisão cirúrgica de até 2,75 mm com um instrumento semelhante a uma caneta. Por ser uma abertura microscópica e autosselante, a recuperação é mais rápida e com menor risco de infecção. Estas lentes também corrigem erros de refração ocular (miopia, hipermetropia, entre outros).

 

Tipos de lentes disponíveis para a cirurgia de catarata

  • Lentes multifocais: Utilizadas para cirurgia de catarata e possibilitam a opção de correção de erros refrativos, oferecendo visão para longe. Algumas possuem proteção ultravioleta e são dobráveis.
  • Lentes monofocal: Também são chamadas de lentes acomodativas, são utilizadas na cirurgia de catarata e também para corrigir miopia baixa, hipermetropia de até 6 graus e astigmatismo de até um grau. Algumas já possuem também proteção ultravioleta e são dobráveis. Entretanto, após a sua implementação, é necessário usar óculos para leitura.
  • Lentes Artisan e Artiflex: podem ser dobráveis ou não e oferecem proteção ultravioleta, e são utilizadas na cirurgia de catarata e também na correção de altos graus de alta miopia e hipermetropia relacionadas ou não astigmatismo.
  • Lentes Tóricas: dobráveis e já oferecem proteção ultravioleta, é utilizada na cirurgia de catarata e também na correção de altos graus de astigmatismo e cirurgias refrativas.

As lentes tóricas: evolução das lentes intraoculares

A lente intraocular tórica representa uma evolução para os pacientes. Há alguns anos, indivíduos que operavam catarata só tinham como opção usar óculos para as demais correções oculares, principalmente o astigmatismo. Com a chegada da lente intraocular tórica, os pacientes têm o problema de visão embaçada corrigido.

A cirurgia, tem duração de até apenas 10 minutos. Além de não precisar de internação, ainda permite que o paciente volte ao trabalho em dois dias.

 

Qual a melhor lente para catarata?

Cada caso deve ser avaliado minuciosamente pelo oftalmologista. Apenas exames específicos podem indicar a melhor lente a ser utilizada e o período certo de se fazer a cirurgia.

Os preços das lentes variam de acordo com a lente que o médico recomendará para a cirurgia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *