O que é catarata

Como se define a doença Catarata?

Esta doença é a principal causa de cegueira no mundo, acometendo cerca de 46,2% da população idosa mundial. Ocorre quando o cristalino se opacifica, tornando-se embaçado. Isto dificulta a chegada dos raios luminosos à retina e impossibilita a formação da imagem corretamente. A Catarata acomete um ou ambos os olhos e, em geral, surgem com o envelhecimento. Entretanto, há também casos de jovens com a doença.

O termo vem do grego kataraktēs, que significava algo como “olhar como se estivesse atrás de uma cachoeira”, visto ser, de fato, o seu principal sintoma.

Para melhor compreensão, precisa-se conhecer sobre o cristalino, que é a lente natural do olho e se encontra atrás da íris. Por se tratar de uma lente, o cristalino é, naturalmente, transparente e permite que os raios luminosos entrem e cheguem até retina, onde é formada a imagem.

Desta forma, a capacidade visual fica diminuída, causando perda da qualidade de vida do paciente, que pode sofrer acidentes ou mesmo depressão.

➡️  Leia mais: “Um Jovem Pode Ter Catarata?”

Em uma comparação:

Olho Normal x Olho com Catarata

O desenvolvimento pode ocorrer de forma gradativa e lenta, demorando vários anos até que os sintomas sejam percebidos. Sua evolução também pode ser repentina. Ambas podem comprometer a visão, sendo necessária a intervenção médica através de tratamentos específicos. Por isso, ressalta-se a importância do exame periódico e fazer o acompanhamento da saúde da sua visão, em qualquer idade.

➡️Leia mais: “Catarata: Causas, Sintomas e Tratamento”

A Catarata tem cura?

Sim, a cura é na verdade através do tratamento cirúrgico, mais conhecido como “cirurgia de catarata”. Não há colírios, óculos ou qualquer outra forma de corrigir de forma efetiva a opacidade do cristalino. Por isso fique atento aos charlatões que prometem qualquer tipo “cura” para a catarata.  O momento mais conveniente para se fazer a cirurgia vai depender da acuidade visual do paciente, ou seja, como a opacificação tem afetado suas atividades cotidianas.

Como diagnosticar a catarata?

Em muitos casos, sobre tudo no início, não pode ser vista a olho nu. Entretanto, a alguns sintomas podem ser notados, como sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção desbotada das cores.

Em qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um oftalmologista, que fará exames específicos e diagnóstico correto.

A Clínica de Olhos Fernandes conta com equipe preparada para sanar todas as suas dúvidas sobre essa doença e exames específicos. Clique aqui para agendar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661. Conte conosco, sempre!

➡️ Leia mais: “Como é a Cirurgia de Catarata?”