O que é Miopia?

O que é Miopia? - Comparação Olho sem miopia e olho com miopia

Você sabe o que é miopia? A Miopia é uma deficiência visual que atrapalha a qualidade da visão para objetos com foco a longa distância. Ou seja, o míope tem visão clara apenas a curta distância. Este erro de refração ocorre quando a imagem se forma antes de chegar à retina do paciente, gerando problemas de foco e embaçamento dos objetos.

 

Miopia – As causas e quem pode desenvolver?


O que mais causa miopia no mundo é o distúrbio refrativo ocular. Ou seja, independente de uma doença mais grave, há pessoas com predisposição para desenvolver tal problema. O fator hereditário pode influenciar, sendo comum que crianças e adolescentes desenvolvam mais a doença por conta dos maus hábitos no seu dia a dia. A existência da miopia na fase adulta, de pessoas que não apresentaram sintomas antes, pode estar ligada à diabetes descompensada ou catarata.

 

Tipos de Miopia e os Tratamentos


A miopia pode ser axial, de curvatura, secundária ou congênita. Vale ressaltar que a miopia não é uma doença, ela é uma deficiência ocular. Hoje existem alguns tratamentos para correção da miopia, dentre eles: o uso de óculos ou lentes de contatos. Há também a cirurgia refrativa a laser, popularmente chamada de cirurgia de miopia, com o objetivo de redirecionar os raios luminosos para retina. Esta cirurgia modifica a superfície da córnea com o objetivo de fazer com que a imagem seja formada novamente no local correto, que é a retina.

 

Miopia – Os riscos do agravamento


O agravamento do grau de miopia pode acarretar riscos além do comprometimento
da visão, estimulando outras doenças oculares graves como o descolamento da retina, muitas vezes sem reversão. É preciso estar atento ao alto grau da miopia e realizar o exame do mapeamento da retina, como prevenção. 


A miopia atrapalha a vida, reduzindo sua qualidade e aumentando o risco de acidentes em casa, na rua e no trabalho. Este distúrbio não pode ser evitado, mas com ações simples, pode-se conviver e evitar que progrida. Tais ações englobam:

  • Fazer exames oculares regularmente
  • Estar ciente dos sintomas e comunicar ao oftalmologista se surgirem
  • Proteger os olhos dos raios ultravioletas
  • Evitar o tabagismo
  • Certifica-se de que a receita de grau ocular está correta, retornando ao oftalmologista para que verifique os seus óculos ou lentes uma vez que estejam prontos.


É importante saber que miopia tem tratamento e, quanto antes for identificada, melhor. Assim o é mais fácil controlar seu avanço para que a qualidade da visão do paciente não piore.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *