Tudo sobre catarata

Tudo Sobre Catarata

Entenda tudo sobre catarata: reunimos abaixo as principais questões e dúvidas enviadas para o nosso site!

Tire suas dúvidas  – tudo sobre catarata

Muitas pessoas se perguntam: “catarata tem cura?” ou “como curar catarata sem cirurgia?”. Estas são perguntas interessantes, pois a única forma de se “curar” a catarata com segurança é através do tratamento cirúrgico. Desde a antiguidade, a humanidade busca tratamentos e soluções para os problemas que afetam nossa visão. Afinal, somos seres altamente visuais e para a maioria de nós a visão ainda é o sentido mais usado em todas as tarefas diárias. Em especial, para a catarata, o cristalino era simplesmente “empurrado” para dentro do olho, retirando o “embaçamento” da mesma.

Felizmente a medicina e a oftalmologia avançaram enormemente e hoje uma cirurgia não leva mais do que 10 minutos para ser realizada. Por isso, nada de se iludir sobre “remédio caseiro para catarata”, tal solução não existe!

Veja algumas fotos de olhos com Catarata

Catarata  catarata  catarata-2

Entenda: a Catarata não é transmissível

Outra dúvida frequente é sobre a possibilidade de a catarata ser ou não transmitida de pessoa para pessoa. Há um tipo de catarata, a congênita, que pode ter suas causas “confundidas” como sendo de “transmissão”, por se tratar de uma anomalia que ocorre por alterações na formação do cristalino, presente no nascimento de uma criança.  Assim, ao contrário das doenças contagiosas (como por exemplo a conjuntivite viral), a catarata pode ter as seguintes causas:

• Catarata por envelhecimento ou Senil: é o tipo mais comum e natural do ser humano. Em geral, após os 55 anos, para ambos os sexos.
  • Catarata Congênita: ocorre por doenças da mãe, implicando a má formação do cristalino na criança e, em geral, é acompanhada de outras alterações.
  • Por trauma: ocorrem após acidentes, lesões e em geral afetam apenas um dos olhos.
  • Diabética: tem início precoce, ou seja, independe da idade e leva à perda da visão mais rapidamente do que a senil.
  • Decorrente de Medicamentos: causada por uso de corticóides, quando usados por longos períodos.

Leia mais sobre os tipos de catarata por completo

Colírios indicados para quem tem catarata

Todo o tratamento para pacientes diagnosticados com catarata deve ser feito pelo oftalmologista. Assim, seguindo as normas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, sempre indicamos que colírios ou quaisquer medicamentos devem ser prescritos pelos oftalmologista somente. Em caso de dúvida ou quaisquer sintomas, busque ajuda médica de imediato.