Uma pessoa jovem pode ter catarata

Uma pessoa jovem pode ter catarata, ainda que seja uma doença que, geralmente, desenvolve-se em pessoas acima dos 60 anos. Todas as idades podem ser acometidas por essa patologia. Entenda os tipos de catarata e quais idades podem ser atingidas.

Os tipos de catarata

– Catarata congênita

O bebê já nasce com catarata devido a problemas existentes ainda no período gestacional, principalmente no terceiro trimestre, como doenças infecciosas tipo rubéola, toxoplasmose, entre outras, ou até por fatores hereditários.

Neste momento, o Teste do Olhinho é fundamental, pois detecta, logos nos primeiros dias de vida, diversas doenças oculares na criança, inclusive a catarata.

A catarata congênita deve ser vista como urgência e indicada para a cirurgia o quanto antes, pois caso não seja feita até os três primeiros meses de vida, a visão da criança poderá ficar comprometida por toda sua vida.

– Catarata senil ou pré-senil

Surge, em geral, a partir dos 60  anos quando o cristalino perde gradativamente sua característica principal, que é a transparência. Pode acometer os dois olhos, mas em graus de evolução diferentes.

A cirurgia é indicada, mas somente após a análise médica, que levará em consideração a acuidade visual do paciente, que permitirá saber o tempo certo de fazer o procedimento, bem como em quanto sua qualidade de vida está sendo afetada pela doença.

– Catarata traumática

Catarata que se desenvolve após traumas, como agressões físicas ou acidentes, sendo estes na região dos olhos ou não. Daí vem a importância do acompanhamento oftalmológico após quedas, acidentes automobilísticos ou pancadas.

– Catarata secundária

Também é conhecida como catarata medicamentosa ou catarata inflamatória, ou seja, é a catarata que surge por meio de uso de medicamentos (os mais comuns são que possuem esteróides e corticóides em sua composição) ou a partir de outras doenças, como glaucoma e diabetes.

A cirurgia também é indicada nesses casos. porém, somente recomendação expressa do oftalmologista, que irá avaliar o momento certo de se fazer o procedimento levando em consideração a visão e o organismo do paciente em questão.

Uma pessoa jovem pode ter catarata?

Sim, pois não há idade certa para ter catarata. Apesar de o tipo mais comum de catarata ser a senil, todas as idades podem ser acometidas por essa doença. Logo, é de grande importância ter hábitos de vida saudáveis, se atentar ao uso de medicamentos, doenças crônicas ou sistêmicas e até mesmo acidentes.

Existe catarata aguda ou crônica?

Não há catarata aguda ou crônica, mas é normal os pacientes confundirem os termos por conta das definições existentes.

Doença crônica pode acompanhar o indivíduo por período superior a 6 meses ou até mesmo por toda a vida e o tratamento não é rápido e por vezes deve ser feito de maneira periódica. Já a doença aguda se caracteriza com um início repentino, desenvolvimento rápido e, em geral, tem curta duração.

Desta forma, a catarata não se enquadra nessas definições.

A importância dos Exames Regulares

A atenção e cuidado com a visão contemplam hábitos de vida saudáveis e consulta periódica com o oftalmologista.

A Clínica de Olhos Fernandes possui equipe especializada em Catarata para tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui para agendar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661. Conte conosco, sempre!