Cirurgia de Catarata
Entenda sobre o tratamento e cirurgia de catarata
A Catarata acontece quando a lente que temos dentro de nossos olhos, o Cristalino, perde a transparência. Ela se torna opaca e embaça a visão de maneira progressiva. A principal causa do aparecimento da Catarata é a idade avançada, mas existem medicamentos (corticóides) e doenças (Diabetes Mellitus) que também aceleram o desenvolvimento deste distúrbio visual. Traumas, como acidentes e pancadas, também podem causar cataratas de difícil tratamento. Há ainda Cataratas Congênitas, que acometem recém nascidos com doenças infecciosas ou metabólicas.
Independente da causa, o tratamento da Catarata é a Cirurgia de Facectomia, na qual utilizamos um Ultrassom para quebrar o cristalino pacificado em pequenos pedaços que são aspirados de dentro do olho por uma minúscula incisão (1.8 a 2.75mm) que sequer precisa ser suturada. Hoje em dia podemos usar um Laser para auxiliar em alguns passos dessa cirurgia. Após a retirada da catarata, implantamos uma Lente Intra-Ocular (LIO) que vai ser a responsável pela focalização da imagem precisamente sobre a retina. As LIOs modernas tem tecnologia para corrigir a miopia, a hipermetropia e até o astigmatismo (LIO tórica). Existem ainda LIOs que corrigem inclusive a visão para perto (LIOs multifocais).
Entenda com esta ilustração ao lado mais sobre a Catarata e a cirurgia.
A Cirurgia de Catarata está cada vez mais rápida e acessível aos pacientes diagnosticados com a doença. O embaçamento do Cristalino (lente natural que temos) é um processo normal de envelhecimento.
Fonte original da imagem