Perguntas Frequentes
Catarata

Existe algum tratamento alternativo à cirurgia para curar a catarata?

Não. O único procedimento eficaz é a cirurgia. Não existe nenhum tipo de tratamento clínico ou medicação que cure ou mesmo retarde a evolução da catarata. O que ocorre é que o desenvolvimento da doença pode cessar espontaneamente, e algumas pessoas erroneamente associam o fato ao uso de algum medicamento.

Quanto tempo leva a cirurgia?

Geralmente em menos de 10 minutos o paciente já está liberado. Os casos mais complicados ocorrem quando a catarata já está muito madura, ou seja, enrijecida. Assim mesmo, não dura mais do que 30 minutos.

Existe risco da catarata voltar após a operação?

O tratamento cirúrgico da catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. O material utilizado atualmente nas lentes intra-oculares impede que este tipo de problema aconteça novamente, mas implantes antigos podem apresentar alterações como, por exemplo, a catarata secundária.

Que tipo de anestesia é usada na cirurgia de catarata?

Na cirurgia de catarata é comum a utilização de anestesia local, o que permite ao paciente se manter lúcido ou ligeiramente sedado durante todo o procedimento cirúrgico, sem sentir dor.

Ceratocone

Existe cura para o Ceratocone?

O ceratocone não tem cura, contudo se tratado de forma adequada pode restabelecer aos doentes uma boa acuidade visual compatível com as necessidades das tarefas diárias.

Como funciona a adaptação de lentes rígidas para ceratocone?

A partir da caracterização do ceratocone por exames de imagem (a partir de topógrafos ou tomógrafos), temos uma ideia inicial de qual lente poderemos iniciar os testes. Uma boa adaptação geralmente garante um bom desempenho visual e conforto progressivo por parte do paciente. A lente solicitada deve contemplar os resultados obtidos durante a fase de adaptação, porém, fatores tais como progressão do ceratocone bem distúrbios da superfície ocular (olho seco, blefarite, alergias) devem ser sempre avaliados pelo oftalmologista.

Degenerações Maculares

Degeneração Macular tem cura?

Sim, mas quando descoberta precocemente. Logo, é de extrema importância que o paciente faça os exames de forma periódica e tenha hábitos de vida saudáveis.

O tratamento é feito apenas com cirurgia?

Não. A cirurgia é necessária apenas em casos mais complexos, em que é feita a extração dos vasos sanguíneos acumulados na mácula.

Uma pessoa jovem pode sofrer de Degeneração Macular?

Embora seja uma doença muito mais frequente em pessoas acima dos 60 anos, crianças e jovens também podem desenvolver a doença por diversos fatores, como hereditariedade e baixo consumo de vitaminas. Reforça-se a importância dos exames periódicos em todas as idades.
Doenças Contagiosas

Terçol é contagioso?

O terçol ou hordéolo é uma lesão nas pálpebras causado por obstrução dos orifícios das glândulas sebáceas. Pode surgir nas pálpebras superiores, inferiores, lado interno ou externo (como se fosse uma espinha). Não é contagioso, não passa para outra pessoa.

Trabalho em uma sala com ar condicionado e um colega foi trabalhar com conjuntivite, posso pegar conjuntivite também?

A conjuntivite quando causada por vírus ou bactérias, é realmente contagiosa, mas a transmissão se faz pelo contato direto com o doente ou com a secreção. O agente transmissor não voa pelo ar, nem se espalha pelo ar condicionado. Quando alguém está com conjuntivite deve aumentar os cuidados de lavar as mãos, separar toalhas, trocar fronhas do travesseiro e evitar muitos beijos e abraços para evitar que outras pessoas também se contaminem.
Outras Doenças

Os homens correm mais riscos de ter glaucoma que as mulheres?

Não. Até hoje não foi apresentado nenhum estudo que indicasse isso.

O Glaucoma é basicamente relacionado à idade, sendo mais comum o seu aparecimento após os 40 anos de idade.
2% de toda a população dessa faixa etária sofre de glaucoma. Além disso, correm maior risco de apresentar glaucoma os cidadãos de origem afro,
os míopes e as pessoas que tiverem algum familiar que tenha sofrido essa doença.
Quem tiver essas características deve se prevenir e visitar o oftalmologista com maior freqüência.

QUANTO TEMPO DEMORA A CIRURGIA Refrativa?

A CIRURGIA É EXTREMAMENTE RÁPIDA E SEGURA .Você estará no Centro Cirúrgico de 15 a 20 minutos. A cirurgia leva aproximadamente de 08 a 10 minutos por olho.
Hábitos e Cuidados

Coçar os olhos é normal? Faz algum mal?

É muito perigoso coçar os olhos, pois sua estrutura mole e sem ossos no interior faz a pressão do dedo alterar as estruturas internas abruptamente, podendo levar ao aumento da pressão intra-ocular e distorções corneanas. A repetição constante dessa prática pode provocar várias doenças, como o ceratocone.

Computador estraga a visão?

Diante do computador piscamos menos vezes e isto diminui a hidratação da córnea. O olho seco arde, coça, lacrimeja, fica vermelho, causa sensação de corpo estranho o que é incômodo e desconfortável, mas não há perda visual por uso de computador.

Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão da criança?

Não, pode cansar ou dificultar a leitura (consequentemente prejudicando o rendimento escolar da criança) mas não enfraquece a visão.
Lentes de Contato

Usar lentes de contato faz a miopia estacionar?

Não. O aumento da miopia é diretamente relacionado ao crescimento do globo ocular. Usar óculos ou lentes de contato não vai alterar a evolução normal da miopia.

Qual a melhor lente de contato?

Os diversos tipos de lentes de contato disponíveis no mercado hoje foram desenvolvidas para atender às necessidades de diferentes tipos de usuário. Para saber qual a sua necessidade, consulte um oftalmologista de sua confiança, que fará os exames ópticos e os testes de adaptação para saber qual lente de contato serve melhor à sua necessidade.

Convênios

Aceitamos os seguintes convênios: