Clínica de Olhos Fernandes

Sensibilidade à Luz Pode ser um Alerta. Entenda a Fotofobia

Fotofobia

SENSIBILIDADE À LUZ PODE SER UM ALERTA. ENTENDA A FOTOFOBIA

A Fotofobia é a excessiva sensibilidade à luz e pode ser um indicativo de diversas irregularidades oculares. Entenda mais sobre suas causas.

O que é a Fotofobia?

A Fotofobia se caracteriza quando uma pessoa tem grande dificuldade em expor a visão em ambientes claros ou até mesmo olhar diretamente para a luz. Este incômodo pode causar desde um cerramento dos olhos à claridade até dor considerável em casos mais graves.

Essa grande sensibilidade não é uma doença, mas um sintoma de diversas outras irregularidades oculares ou outras condições não relacionadas aos olhos, como a enxaqueca.

 

Quais são as causas?

Qualquer pessoa em qualquer idade pode apresentar Fotofobia, mas, em especial, indivíduos com olhos de cores claras, como azul e verde, tem maior predisposição a ter hipersensibilidade a claridade por terem menor pigmentação, que protege os olhos da luz.

Algumas doenças oculares para fotofobia:

Algumas causas não oculares relacionadas à fotofobia:

 

Tratamentos e cuidados

Em casos relacionados a outras doenças, quanto antes diagnosticar, melhor e mais rápido será o tratamento.  O tratamento irá variar conforme a doença.

Já se há uma natural sensibilidade a luz, não associada a doenças então alguns cuidados podem ser tomados, como por exemplo:

– Evitar exposição direta a luz ou lugares muito claros;
– Usar óculos com proteção UV e lentes fotocromáticas, que escurecem ou clareiam conforme a claridade;
– No caso das lentes de contato, mantê-las sempre limpas, não usá-las por muito tempo.

 

Ainda com dúvidas? Clique aqui para agendar sua consulta ou ligue para (21) 2527-6661. A Clínica de Olhos Fernandes está pronta para atender você.