Perguntas Frequentes

Não. O único procedimento eficaz é a cirurgia. Não existe nenhum tipo de tratamento clínico ou medicação que cure ou mesmo retarde a evolução da catarata. O que ocorre é que o desenvolvimento da doença pode cessar espontaneamente, e algumas pessoas erroneamente associam o fato ao uso de algum medicamento.

Geralmente em menos de 10 minutos o paciente já está liberado. Os casos mais complicados ocorrem quando a catarata já está muito madura, ou seja, enrijecida. Assim mesmo, não dura mais do que 30 minutos.

O tratamento cirúrgico da catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. O material utilizado atualmente nas lentes intra-oculares impede que este tipo de problema aconteça novamente, mas implantes antigos podem apresentar alterações como, por exemplo, a catarata secundária.

Na cirurgia de catarata é comum a utilização de anestesia local, o que permite ao paciente se manter lúcido ou ligeiramente sedado durante todo o procedimento cirúrgico, sem sentir dor.

Convênios

Aceitamos os seguintes convênios: