A pergunta que muitos se fazem: a catarata tem cura?
Catarata, sim tem cura, através do tratamento cirúrgico. Entretanto, esta é a doença que mais causa cegueira no mundo por falta de conscientização. Todos estão sujeitos a desenvolvê-la nas mais variadas idades. O que mais chama atenção, é que existe um tratamento rápido e seguro. Por isso, quanto mais cedo analisar a saúde dos olhos, melhores respostas ao tratamento o paciente poderá ter, além de muito mais chances de retomar a boa parte da qualidade visual.
O tratamento da catarata é realmente rápido e seguro?
Os médicos oftalmologistas possuem conhecimentos e técnicas avançadas para realização da cirurgia de catarata, o que viabiliza para o paciente mais confiança com relação a tudo que envolve a doença. A cirurgia de catarata dura
em média 10 minutos.
O que mais custa tempo à equipe clínica é a preparação pré-operatória, que fica por volta de 40 minutos. Isso é preciso para que todos os aparelhos e ferramentas da medicina oftalmológica sejam dispostos com higiene e segurança.
O que pode ajudar mais na segurança do tratamento?
Se o paciente realizar os procedimentos de pré e pós-operatório respeitando as solicitações médicas, suas chances de restauração visual são ainda maiores. O resultado varia de paciente para paciente, mas é comum pessoas idosas readquirirem a totalidade da visão após a cirurgia.
Faça consultas com um oftalmologista ao menos uma vez por ano para checagem dos olhos, pois até mesmo a catarata pode não evidenciar sintomas. Na existência de qualquer sensação ocular incomum no seu dia a dia, não hesite em procurar um especialista.
A catarata é uma doença progressiva, que pode causar a cegueira, mas que se for descoberta e tratada com antecedência, tem cura!