Clínica de Olhos Fernandes

Lente para Cirurgia de Catarata

lente para cirurgia de catarata

Qual lente é utilizada na cirurgia de catarata?

A lente para cirurgia de catarata é  Lente Intraocular, que substitui o cristalino opacificado. Esse tipo de lente visa agir como um cristalino artificial, ou seja, é implementado no lugar do cristalino opacificado removido durante a cirurgia de catarata.

Inicialmente quando foi criada, em 1949, era feita de plástico rígido, mas com sua evolução, hoje pode ser feita de polimetilmetacrilato (PMMA), silicone e acrílico.

Se diferenciam das lentes de contato tradicionais, que são utilizadas na superfície ocular para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

 

Tipos de Lentes Intraocular

 

Tipos de lentes disponíveis para a cirurgia de catarata

As lentes tóricas: evolução das lentes intraoculares

A lente intraocular tórica representa uma evolução para os pacientes. Há alguns anos, indivíduos que operavam catarata só tinham como opção usar óculos para as demais correções oculares, principalmente o astigmatismo. Com a chegada da lente intraocular tórica, os pacientes têm o problema de visão embaçada corrigido.

A cirurgia, tem duração de até apenas 10 minutos. Além de não precisar de internação, ainda permite que o paciente volte ao trabalho em dois dias.

 

Qual a melhor lente para catarata?

Cada caso deve ser avaliado minuciosamente pelo oftalmologista. Apenas exames específicos podem indicar a melhor lente a ser utilizada e o período certo de se fazer a cirurgia.

Os preços das lentes variam de acordo com a lente que o médico recomendará para a cirurgia.