ceratite

O que é Ceratite?

A Ceratite consiste na inflamação da córnea que pode se dar por um problema crônico (acontece de forma lenta e persiste por muito tempo), causando desde o déficit visual até a perda da visão.

Até hoje a Ceratite é vista como um desafio para os oftalmologistas já que a mesma pode progredir lenta ou rapidamente, com perfuração da córnea. Geralmente afeta um olho, porém pode ser bilateral.

Como tratar?

Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será para identificar o tipo de Ceratite do paciente e o tratamento mais indicado.
O tratamento consiste em aplicações diárias de pomadas ou colírios e varia de acordo com o tipo de Ceratite. Dessa forma, quando é o caso de Ceratite bacteriana, pode ser usada uma pomada antibiótica ou colírio. Caso seja herpética ou viral, pode ser recomendado o uso de colírios antivirais. Já na fúngica, o tratamento é feito por colírios antifúngicos.
Lembrando que, o único que pode determinar o tratamento correto é o oftalmologista, por isso, é importante marcar uma consulta sempre que tiver algum tipo de incômodo nos olhos.

Os sintomas são parecidos com outras infecções da região:
– olho vermelho
– sensação de corpo estranho / areia nos olhos
– dor nos olhos, podendo ser de moderada a forte
– fotofobia
– olhos lacrimejantes
– visão turva ou “embaçada”
– entre outras.

Tipos e Causas

Infecciosa

Pode ter uma origem infecciosa, ou seja, provocada por um vírus, bactéria, fungos ou parasitas. A Ceratite de origem infecciosa é considerada a mais comum.
Esses agentes infecciosos podem ser encontrados em águas (oceanos, rios, lagos e até banheiras de hidromassagem, por exemplo.)
Há também a possibilidade da Ceratite ser provocada por contaminação das lentes de contato, já que o vírus pode contaminar as próprias lentes ou as caixinhas onde as mesmas são armazenadas.
Também pode ser causada por distúrbios, como a xeroftalmia (“olho seco”) ou em pessoas que por algum motivo não conseguem pestanejar ou fechar os olhos ao dormir.

Traumática

A  de origem traumática tem como causa traumas ou agressões externas, como por exemplo, contato acidental a certas substâncias.

Medicamentosa

A de origem medicamentosa surge após quadros de alergia a medicamentos, normalmente em consequência do uso de certos colírios.

Outras causas

A exposição prolongada à luz ultravioleta sem proteção externa (óculos de sol) pode agredir e provocar a inflamação da córnea.
Doenças autoimunes, como a artrite reumatóide, também pode ser causadora da Ceratite. Assim como, pode surgir como uma complicação de algumas doenças dos olhos, como conjuntivite.

Agende uma consulta na Clinica de Olhos Fernandes acessando nosso site. Ou pelo telefone (21) 2527-6661 , ou pelo whatsapp (21) 96491-6450.