Dê uma Pausa no Uso dos Eletrônicos

Dê uma Pausa no Uso dos Eletrônicos

Apesar dessa pseudo-necessidade de conectividade, é importante que se dê uma pausa no uso dos eletrônicos sempre que possível, para que a saúde ocular, assim, seja preservada. O uso de aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e televisão se tornou uma atividade comum e rotineira para a maioria das pessoas.

Dê uma Pausa no Uso dos Eletrônicos

É cada vez mais comum a incidência de problemas oculares causados pelo uso excessivo de eletrônicos em pacientes de todas as idades pelos consultórios oftalmológicos afora.

Apesar de a maioria desses pacientes serem adultos, é cada vez mais comum que crianças também apresentam esses problemas. Isso porque, hoje em dia, as crianças são introduzidas nesse mundo digital cada vez mais cedo.

Logo,  cabe aos pais a árdua tarefa de regular o tempo de exposição da criança à luz da TV e dos celulares, já que nem mesmo os adultos muitas vezes conseguem resistir à tentação digital. Além de monitorar o tempo de uso, é importante que sempre deixem o ambiente com bastante iluminação, para que não danifique a visão dos pequenos.

Síndrome da Visão do Computador

Alguns equipamentos são piores que outros, já que alguns exigem mais esforço do olho, são os casos de telas pequenas, com baixa resolução, que necessitam de um foco mais preciso.

Esse tipo de eletrônico desencadeia sintomas da chamada “Síndrome da Visão do Computador” (que também é conhecida como CVS, do inglês “Computer Vision Syndrome”), que pode apresentar os seguintes sintomas:
▪️ visão embaçada
▪️ sensação de cansaço visual
▪️ olho seco
▪️ dor de cabeça
▪️ dor nos ombros e pescoço

Cuidados a serem tomados

Existem alguns cuidados a serem tomados por quem usa os eletrônicos por muito tempo, confira:

▪️ A cada 20 minutos em frente a qualquer eletrônico faça uma pausa.
▪️ Limite o tempo de uso dos eletrônicos
▪️ Confira se a posição do seu corpo e cabeça está correta em relação ao computador. É recomendada uma distância de 45 a 70 cm do monitor.
▪️ Luminosidade do ambiente e da tela do computador. A luminosidade excessiva e nem ambientes muito escuros são bons para os olhos e geraram o cansaço visual.
▪️ Quanto maior o monitor, melhor. Isso também vale para o tamanho das letras do monitor.
▪️ Lembre-se de piscar. É comum as pessoas piscarem menos que o necessário quando está a frente de aparelhos eletrônicos.

É importante ir frequentemente ao seu oftalmologista para que seja checada a saúde de seus olhos.  O diagnóstico precoce é extremamente importante no tratamento de algumas doenças.

Agende uma consulta na Clinica de Olhos Fernandes, clicando aqui. Ou pelo telefone (21) 2527-6661 , ou pelo whatsapp (21) 96491-6450.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *