glaucoma tem cura

O glaucoma é uma doença ocular causada pelo aumento da pressão intra-ocular que pode chegar a causar cegueira. Leia mais e saiba se o glaucoma tem cura.

O que é o Glaucoma?

É uma doença ocular, causada principalmente pelo aumento da pressão dentro do olho (chamada de pressão intra-ocular).
Esse aumento descontrolado da pressão provoca lesões no nervo óptico, gerando comprometimento da visão.

✨ Caso o glaucoma não seja tratado corretamente pode causar cegueira.

Tipos de Glaucoma

▪️ Congênito: quando a criança já nasce com a doença. Isso acontece quando o aumento da pressão intra-ocular ocorre durante a gestação.
▪️ Agudo: quando esse aumento da pressão é dado de forma tão forte que gera uma dor intensa que pode chegar a provocar vômito.
▪️ Crônico: representando 80% dos casos, o aumento da pressão é progressivo e a pessoa pode não sentir nenhum sintoma, fazendo com que a doença progrida sem que ninguém perceba.

Glaucoma tem cura?

Infelizmente, o Glaucoma não tem cura. Existem tratamentos que estão evoluindo dia após dia e que fornecem uma vida normal ao paciente.
O diagnóstico precoce é de extrema importância para que a perda total da visão seja evitada.

Em geral, com o tratamento correto o Glaucoma é controlado.

O principal tratamento é o uso contínuo de colírios para que o aumento da pressão intra-ocular seja mantida normal e não aumente.

Em casos que a pressão continue aumentando mesmo com o uso de colírios, é feito uma terapia à laser (ou Trabeculoplastia). Há também casos que são cirúrgicos, mas por ser mais arriscado só é indicado quando nenhum outro tratamento funcionou.

É importante visitar regularmente ao seu oftalmologista para que o diagnóstico seja feito precocemente.

O agendamento de consultas pode ser feito online pelo nosso site, clicando aqui. Ou pelo telefone (21) 2527-6661 , ou pelo whatsapp (21) 96491-6450.