cuidados com as lentes de contato

As lentes de contato, se não forem limpas e armazenadas de forma correta podem gerar infecções oculares. Saiba mais como limpar e guardar as mesmas para prevenir infecções e outras complicações oculares.

Como limpar as lentes de contato

Existe um passo a passo a ser seguido para que a lente seja totalmente limpa e não haja nenhum risco de desenvolver uma infecção:

▪️ Antes de mexer nas lentes, lave bem as mão. É indicado o uso de sabonetes neutros e sem perfume, para que não cause nenhuma reação alérgica.
▪️ Sempre coloque e retire as lentes de contato na mesma ordem (1° olho direito, 2° olho esquerdo ou vice-versa).
▪️ Sempre lave as lentes de contato antes e depois de usá-las com uma solução específica, recomendada e prescrita pelo oftalmologista.
▪️ Manter a caixinha das lentes limpa, lavando com a mesma solução usada para as lentes e deixando secar naturalmente, sem auxílio de toalhas e papel.
▪️ Troque a solução que fica na caixinha das lentes sempre que for guardar suas lentes de contato (ou seja a cada uso)
▪️ A caixinha onde se guardam as lentes de contato deve ser trocada mensalmente ou esterilizada de acordo com orientações do fabricante.

Infecções

Usar as lentes já é o suficiente para que haja uma alteração nos mecanismos de defesa do olho, contribuindo com a proliferação de microrganismos na superfície do olho. Também pode acarretar pequenas lesões no tecido da córnea.
A infecção mais comum é a Ceratite que é causada por uma bactéria e é muito temida por quem usa lentes de contato, já que pode gerar uma infecção grave da córnea.

Sinais de Infecção

São alguns sinais da infecção por lentes de contato:
▪️ Vermelhidão nos olhos
▪️ Fotofobia
▪️ Lacrimejamento excessivo
▪️ Sensação de corpo estranho, “areia nos olhos”
▪️ Coceira Intensa
▪️ Secreção
▪️ Embaçamento na visão

✨A qualquer desses sinais, é importante consultar um oftalmologista para que a infecção seja identificada e tratada da melhor maneira possível. ✨

Agende uma consulta online clicando aqui: https://goo.gl/cj6zTm . Ou ligue para (21) 2527-6661.