O termo ambliopia significa “visão boba”. Trata-se da diminuição da acuidade visual, uni ou bilateral, num local que não se encontra lesão ocular ao se fazer o exame oftalmológico.
O que é a Ambliopia?
A Ambliopia é uma doença ocular, cujo principal sintoma é o fato de o olho afetado não receber estímulo suficiente para se desenvolver, o que afeta negativamente a visão.
Quando crianças passamos por uma fase de desenvolvimento visual, onde “aprendemos a ver”. Nesta etapa, o cérebro deve receber imagens claras e nítidas dos dois olhos para que o desenvolvimento visual seja normal.
Caso isso não aconteça em um ou dois olhos, não existirá estímulo visual adequado e ocorrerá alterações anatômicas e funcionais do córtex da área visual do cérebro, fazendo com que o desenvolvimento do olho em questão não ocorra.
Principais Causas da Ambliopia
Existem três causas principais da Ambliopia sendo elas:
▪️ Estrábica: é o tipo de Ambliopia mais frequentes. Para evitar que ocorra visão dupla, causada por olhos mal alinhados, o cérebro ignora a informação visual do olho que está desalinhado, causando a ambliopia.
➡️ Saiba mais sobre Estrabismo, clicando aqui.
▪️ Anisometrópica: ocorre quando um olho tem algum erro refrativo (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) e o outro não. O cérebro aprende a ver bem fazendo uso do olho que tem menor ou nenhuma necessidade de correção, enquanto o outro com maior necessidade de correção não é usado, gerando a ambliopia.
▪️ De Privação: é causada pela existência de uma barreira que impede a passagem da luz até à retina. Este bloqueio não permite a formação de uma imagem nítida. Entre as causadoras da Ambliopia de Privação estão: catarata congênita (uni ou bilateral), leucoma corneano, opacidade vítreas, e outras doenças oculares.
Como tratar a Ambliopia?
O tratamento da Ambliopia vai variar de acordo com o grau de severidade do problema e a idade do paciente.
O método mais usado é o uso de óculos de grau e/ou lentes de contato para que sejam corrigidos os erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia).
Outro método muito utilizado é a colocação de um Oclusor (“tampão”) sobre o olho com boa visão, desta forma estaremos estimulando o “olho preguiçoso” a fixar objetos. Ou seja, estaremos forçando a criança a usar o olho com a “visão fraca”.
O principal sintoma da Ambliopia é a diminuição da visão, que pode ser mais ou menos perceptível. Como é uma doença ocular mais comum em crianças é difícil identificá-la, sendo importante visitas periódicas ao seu oftalmologista para que seja diagnosticada a saúde ocular . Assim sendo, faz-se imperativo que os pais sempre dêem suporte e monitorem seus filhos, para que o tratamento seja feito da forma correta.
É importante também que se tenha o acompanhamento de seu oftalmologista.
O agendamento de consultas pode ser feito online, clicando aqui. Ou pelo telefone (21) 2527-6661 , ou pelo whatsapp (21) 96491-6450.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!