7 Dicas para Aliviar os Sintomas de Olhos Secos

Olhos Secos

7 Dicas para aliviar os sintomas de olhos Secos

Entenda o que é olhos secos (não confundir com “síndrome dos olhos secos”) e veja aqui algumas dicas para amenizar os sintomas. Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas favorecem o aparecimento de coceiras, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

 

“Olhos Secos”  x  “Síndrome dos Olhos Secos” (disfunção lacrimal)

Olhos Secos ocorrem quando não há lubrificação correta do olho, causando desconforto e, as vezes, até problemas na visão. Temperaturas mais baixas, umidade relativa do ar diminuída são alguns dos fatores que favorecem a ocorrência deste problema.

Entretanto, muitas pessoas confundem com a Síndrome da Disfunção Lacrimal, popularmente conhecida como Síndrome dos Olhos Secos, que também é uma grande vilã da visão e trata-se de uma falha na produção das lágrimas que hidratam os olhos.

Os Olhos Secos são mais comuns no inverno, mas também há podem ocorrer por algumas outras causas. Pessoas que trabalham em ambiente de ar condicionado, por exemplo, também podem sentir os olhos ressecados, que acaba gerando sintomas como ardência, coceira, vermelhidão, visão turva, sensação de areia na vista e desconforto ao ler, ver televisão ou trabalhar em frente ao computador por longos períodos de tempo.

Como se precaver dos olhos secos ?

Alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção e aliviar os sintomas, veja a seguir:

1) Piscar sempre

Por passar muito tempo em frente à tela do computador, muitas vezes estamos concentrados e passamos muito tempo sem piscar, o que agrava o ressecamento dos olhos. É necessário pelo menos uma piscada a cada sete segundos. Dê uma pausa sempre que possível para descansar os olhos também.

2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais

Além de complementar a hidratação ocular, também são capazes de expulsar algum elemento que esteja causando irritação, dando mais conforto à visão.

3) Evite Iluminação em excesso

Experimente reduzir o brilho da tela do computador, principalmente se precisar de um tempo longo para exercer sua atividade diante da tela. Também é recomendado equilibrar o ambiente que tenha muita luz natural com cortinas ou persianas.  

4) Hidratação é fundamental

Beber bastante água por dia alivia não somente os Olhos Secos, mas também diversas outras síndromes e doenças que podem ser causadas pela desidratação do organismo.

5) Umidifique o ambiente

Como nem sempre é possível diminuir o uso do ar condicionado, aumentar a umidade do ambiente ajuda bastante na diminuição dos sintomas.

6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

Quem utiliza Lente de Contato, deve fazer a lubrificação dos olhos de acordo com os colírios especificados pelo oftalmologista e também é importante respeitar o limite de tempo de uso da lente.

Busque orientação com o seu Oftalmologista

Se ainda com esses hábitos houver a permanência dos sintomas, é necessário procurar um Oftalmologista. Em casos mais leves, podem ocorrer perda de desempenho e desconforto ocular constante. Em casos mais graves as consequências podem ser mais sérias, como machucados e até úlcera na córnea.

A Clínica de Olhos Fernandes está sempre disposta a atender você. Preparamos este e outros conteúdos pensando no seu bem estar e na saúde de seus olhos. 

Gostou de saber sobre esse conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares!

 Marque aqui uma consulta ou entre em contato conosco por (21) 2527-6661.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *