Astigmatismo: O que é?

Astigmatismo

ASTIGMATISMO: O QUE É?

Você tem tido visão embaçada e dores de cabeça frequentes? Podem ser sintomas de Astigmatismo. Saiba sobre essa deformação ocular e entenda como tratá-la.

Entenda o que é Astigmatismo

O astigmatismo se trata de uma deformação em uma das lentes do olho (córnea ou cristalino), que assume curvas diferentes em eixos opostos. Assim, a luz (imagem) que penetra o olho chega na retina com dois focos diferentes.

Desta forma, como a córnea e o cristalino são responsáveis pela entrada de luz e para a formação da imagem, o resultado que se tem é uma visão desfocada para objetos tanto de perto como de longe, pois não há concentração correta de luz, que é dividida por diversos pontos da retina (onde a imagem é formada no olho) ao invés de apenas um.

Quais são as causas?

Em geral, não possui causas específicas. Pode haver hereditariedade familiar, portanto, observar sua árvore genealógica pode ser importante. Alguns traumas nos olhos também podem desencadear essa deformação na córnea.

O mal hábito de coçar muito os olhos pode se tornar uma causa de astigmatismo ou um agravante, por isso é necessário que pessoas que são alérgicas ou que residem em lugares com clima muito seco ou poluídos tenham cuidado com esse hábito.

É importante ressaltar que o Astigmatismo não é agravado por leitura com pouca luz, ficar muito próximo à TV ou tela do computador. Além dessas, não há causas mais específicas e os exames de vista feitos periodicamente são fundamentais.

Como diagnosticar?

Você tem enxergado de forma embaçada tanto de perto quanto de longe? A luz incomoda a sua visão? Durante a leitura pula muitas linhas? Aperta muito os olhos para enxergar? Tem dores de cabeça frequentes? Estes são alguns dos sintomas.

Lembre-se: nem sempre visão embaçada ou desfocada é sinônimo de astigmatismo. Consulte sempre o seu oftalmologista. A partir de testes rápidos e indolores, o médico será capaz de identificar o problema e indicar a melhor forma de tratamento.

De qual forma pode ser tratado?

Pacientes têm a possibilidade de correção da visão com lentes de contato ou óculos e, em casos mais graves, pode ser corrigido cirurgicamente.

Muitos pacientes preferem lentes de contato. Para o Astigmatismo, é feito o uso da lente gelatinosa tórica, que possui forma mais cilíndrica. Esse tratamento também ajuda caso o paciente tenha miopia ou hipermetropia. As lentes, além de darem uma visão mais clara, também são mais confortáveis e oferecem campo de visão mais amplo.

Corrigir o Astigmatismo pode ser tão simples como clicar aqui ou ligar para (21) 2527-661 e marcar sua consulta conosco. Este e outros problemas tem tratamentos mais fáceis e chances de cura se detectados a tempo.

Não deixe de cuidar da sua visão.

A Clínica de Olhos Fernandes está aqui para ajudá-lo, sempre!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *